wild wheel

wild wheel

terça-feira, 22 de outubro de 2013

História Mini Morris 1000 ou Mini Cooper

 O Mini é um modelo compacto produzido pela British Motor Corporation (BMC), vendido sob o nome das duas então principais marcas da companhia: Austin e Morris, até 1969, ano em que ganharia sua marca própria, deixando de ser vendido como Austin ou Morris quando a marca fora comprada pela Lleyland. O modelo mais famoso é pela sua versão Cooper. Lançada em 1961, possuía visual mais esportivo, como os faróis de neblina e as faixas decorativas. E não era apenas isto: Ganhava um motor mais potente, oriundo do Morris Mini Minor. O modelo Cooper S tinha motor de 1.000cm³, duplo carburador do tipo SU e freios a disco, fazendo do modelo um sucesso também nas pistas. O projeto foi uma ideia de John Cooper, que resolveu colocar pimenta nos leves carrinhos para que pudessem disputar corridas na Europa, culminando na vitória no famoso Rally de MonteCarlo. Nos anos oitenta, o modelo foi vendido para a Rover, que enfim fora comprada pela BMW, atual detentora da marca. Desde Lançado em 1959, o Mini virou o carro mais popular da Inglaterra e de toda Grã-Bretanha. O Mini pode ser considerado como o Fusca britânico. As vendas do Mini foram estimuladas pela Crise Petrolífera, pois era extremamente econômico, numa época em que o preço da gasolina estava nas alturas. O Mini é o 3º carro (0KM) mais barato do mundo até hoje (custava US$ 11.777), perdendo apenas para o Volkswagen Fusca (em 2º, com US$ 11.333) e para o Ford Model T (em 1º, com US$ 850).

 


O Mini Cooper ficou famoso e conhecido por aparecer na série humorística MR. Bean, sendo o automóvel do protagonista homônimo.No filme The Italian Job, com Micheal Caine, bandidos ingleses resolvem ir à Itália para assaltarem o banco da Fiat, onde milhões em barras de ouro seriam transportados. Parando o sistema de semáforos e confundindo as câmeras de segurança espalhadas pela cidade de Torino, Charlie (personagem de Caine) e sua tropa roubam o carro forte e retiram todo seu ouro, colocando-o em Austin Mini Coopers preparados para tal. É uma das cenas de perseguição mais longas da história do cinema, com os três Minis (com as cores da bandeira britânica: um azul, um vermelho e um branco) fugindo das Alfa Romeo da polícia italiana pelas ruas de Torino. Ao final, os Minis entram em um ônibus Lleyland em movimento, e são destruídos ao serem jogados montanhas abaixo na estrada dos Ventos, na Suiça - é um dos melhores e mais épicos finais de filmes de ação de todos os tempos. Em 2001, foi feito um remake com Mark Walbherg. Depois do filme, as vendas do carrinho crescera 26 em todo o mundo.


Sem comentários:

Enviar um comentário