wild wheel

wild wheel

sábado, 2 de novembro de 2013

história ford mustang boss 429


O Boss 429 é sem dúvida um dos mais raros e mais valorizados muscle cars até à data. No total, foram 859 motores 429 Chefe originais feitas. A origem do Boss 429 veio como resultado da NASCAR. Ford estava procurando desenvolver um motor Hemi que pode-se competir com o famoso 426 Hemi da Chrysler na NASCAR Sprint Cup Series (conhecido como "Grand Divisão Nacional"). Nas regras da NASCAR  era necessário pelo menos 500 carros equipados com este motor e vendidos ao público em geral. Depois de muita consideração, decidiu-se que o Mustang seria o carro que iria abrigar este novo motor.




O motor Boss 429 foi derivado do motor Ford 385 . O corpo do Mustang, contudo, não era grande o suficiente para abranger a enorme motor Boss 429 e, como resultado, a Ford contratou Kar Kraft de Dearborn, MI para modificar o 428 Cobra Jet e Super Cobra Jet Mach Mustangs 1 para se ajustar corretamente o novo motor Boss 429 . Kar Kraft foi contratado pela Ford para criar o Boss 429. Como o Boss 302 e sua versão Trans Am que competiu na SCCA Trans Am Series de corridas nos mesmos anos, o chefe 429 estava sendo produzido para a NASCAR.Kar Kraft no momento foi também no processo de criação da saliência 302 Trans-Am bem.A produção  do Boss 429 começou em 1968, em Brighton, Michigan na fábrica da Kar-Kraft, os carros foram transportados para esta planta diretamente de fábrica da montadora e o trabalho começou. Kar Kraft fez extensas modificações para o Mustang, incluindo o alargamento das torres dos amortecedores e estendeu as defesas internas para permitir que este motor enorme para se adequar. 


Estes carros foram avaliados de forma conservadora em 375 hp (280 kW) e 450 lb ft (610 N · m) de torque. Na saída real foi bem mais de 500 cv (370 kW). Isso é o que a crença geral é todo o público em geral, alguns até mesmo acreditando ser 600 ou mais. Provou-se a partir de muitos testes de dyno longo dos anos com os motores de ações que os números tendem a variar.
Ambos os modelos ano contou com uma atenuada exterior, em comparação com outros Mustangs da época ( ver Boss 351 , Boss 302 , Mach 1 ), em que a única identificação externa do carro estavam o chefe 429 decalques sobre os pára-lamas dianteiros, atrás de os pneus dianteiros. O resto do carro apresentava uma aparência muito limpa, que foi atípico da maioria Mustangs que a Ford produziu o que poderia ser enganador para algumas pessoas.



Para mostrar o quão especial esses carros eram, eles receberam uma identificação especial NASCAR que foi colocado na porta do lado do motorista. Cada carro foi dado um "KK" número que ficou para Kar Kraft. KK # 1201 foi o primeiro Boss 429 e KK # 2558 foi o último Boss 429 feitas. 
Infelizmente, as vendas começaram a cair para o 1970 Boss 429 Mustang e com custos mais elevados de produção, custos de gás e outros problemas internos da Ford, foi decidido que 1970 seria o último ano do Boss 429.
No dia de hoje, estes carros são muito procurados. A partir de 2008, os leilões no eBay e no Barrett-Jackson trouxeram ofertas de mais de 375.000 dólares.

Sem comentários:

Enviar um comentário