Helmut Werner Bönsch, diretor de planeamento de produtos da BMW, e Alex von Falkenhausen, desenhista do motor M10, cada um tinha um motor de dois litros instalado em um 1600-2 por seus respectivos uso pessoal. Quando eles perceberam que ambos tinham feito a mesma alteração para os seus próprios carros, prepararam uma proposta conjunta para o conselho da BMW para a fabricação de uma versão de dois litro de 1600-2. Ao mesmo tempo, American importador Max Hoffman estava pedindo BMW para uma versão desportiva da série 02 que poderia ser vendido nos Estados Unidos.
O motor de 1.990 cc foi disponibilizado em 1968, em dois estados de sintonia: a base de um único carburador 2002 produzindo 100 cv (75 kW; 101 PS), como nos anos 2000 e 2000 o C ea compressão dual-carburador alta ti 2002 produzindo 120 cv (89 kW; 122 PS)., como no TI 2000, o CS 2000 . The Automatic 2002, com o motor de base e uma transmissão automatc, tornou-se disponível em 1969.
Em 1971, o cabriolet Baur foi mudado a partir do motor 1.6 L com o motor 2.0 L para se tornar o cabriolet 2002, a versão do hatchback Série 02 Touring tornou-se disponível em todos os tamanhos de motores disponíveis na Série 02 na época, e de 2002 ti foi substituído em pelo tii 2002, com a injeção de combustível de 130 cv (97 kW; 132 PS). motor do 2000 tii oferece uma velocidade máxima de 185 km / h (115 mph). O 2002ti (touring Internationale) é muito raro, ainda mais do que o 2002 turbo, como muito poucos destes carros ainda sobrevivem. O 2002ti também foi muito bem sucedido nas corridas e Hans Stuck ganhou a Nurburgring corrida de 24 horas em 1970, mas o carro também ganhou muitas rampas e comícios.Um modelo Touring tii 2002 estava disponível em todo o correr do tii motor e o corpo Touring, ambos terminou a produção em 1974.
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