O 1100 foi o resultado do "Projeto 928", iniciado em 1962, finalizado por engenheiros Philippe Grundeler e Charles Scales. O projeto foi o resultado de pesquisa de mercado da Simca no início dos anos 1960, que mostrou a crescente popularidade dos carros de tracção dianteira que proporcionaram uma melhor utilização do espaço e conforto em carros pequenos. Na Primavera de 1962, Simca organizou um lançamento de uma nova gama de carros de tracção dianteira com bares, quintas automóveis e veículos comerciais leves a serem incluídos, todos montagem em classe de imposto 6CV da França 1966-1967 - entre a Simca Mille e Simca 1300. Tanto a colocação do motor transversal e longitudinal foram testados, e em 1963 o projeto transversal motor foi aprovado.O Simca 1100 foi um do primeiro projetos fora Fiat a contar com um motor transversal com um fim-de caixa de velocidades e veios de transmissão de comprimento desiguais, agora quase carros pequenos, um possível resultado da Fiat influência como um dos principais acionistas.
Em 1963, a Chrysler sassumiu o controle acionário da Simca, aprovar o projeto em 1964, com uma meta de produção de verão de 1967. O curto calendário incluíram o desenvolvimento de uma nova transmissão, e usando uma versão maior da parte traseira motor traseiro rodas Simca Mille ( Simca 1000 ) do motor, deslocando cc 1118 (o Mille usado um motor de 1,0 litros, a 1500 um motor de 1,5 litros).
Quando exibido pela primeira vez na Sardenha e Paris Auto Show em 1967, o 1100 foi avançado em design, com um hatchback com bancos rebatíveis traseiros, freios a disco, cremalheira e pinhão, uma dianteira independente (double wishbone) e suspensão traseira (braço à direita) utilizando-style Chrysler barras de torção (embora em si Chrysler apenas utilizado na frente), e uma gama completa de controles. Numerosos permutações estavam disponíveis, com uma transmissão manual, automática e semi-automática. O motor foi inclinado para permitir uma capota inferior, e o motor, caixa de velocidades, e suspensão foram realizadas sobre um chassis auxiliar para permitir que o monobloco para ser relativamente átono. Na moda americana, o corpo foi soldada ao quadro, não fugiu. O 1100 teria sido estudado de perto por Volkswagen , quando a última empresa estava projetando seu Volkswagen Golf , depois de fazer de motor traseiro, veículos com tração traseira.
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